Acne e Alimentação

Acne e Alimentação

Heey pessoal, como Nutrição tem tudo haver com Estética, o tema de hoje será: Acne e Alimentação, escrito pela nossa convida Dra. Thays Patek, nutricionista do post hoje.

Acne e Alimentação

Você sabia que existem vários fatores causadores da acne? Por ser uma doença multifatorial, os possíveis causadores são: hereditariedade, estado emocional, hábitos de vida, uso de cosméticos e, é claro, a alimentação.

O aparecimento da acne ocorre em consequência do aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, surgindo os comedões fechados (cravos brancos) e abertos (cravos pretos), favorecendo a proliferação de microrganismos que provocam a inflamação da acne.

 

processo da acne

 

Mas e ai? O que a acne tem haver com a alimentação?!

A dieta pode ter uma forte influência sobre a acne em algumas pessoas, mesmo não sendo o fator desencadeante principal. Muitos alimentos que consumimos no nosso dia a dia são responsáveis pelo aparecimento da acne. Alimentos derivados do leite, podem causar por serem de origem animal e por conter hormônios que podem se ligar aos nossos receptores aumentando a secreção sebácea. Assim como, ao ingerirmos alimentos com elevada carga glicêmica como: bolos, refrigerantes, pães brancos, balas, chicletes com açúcar e biscoitos recheados, provocamos um pico de liberação de outros hormônios andrógenos e a liberação do sebo junto com o aumento da queratinização da pele.

Para evitar esse quadro, prefira alimentos frescos, frutas, vegetais, carnes magras e frutos do mar grelhados. Vegetais verde-escuros, como espinafre e brócolis auxiliam na renovação celular e na diminuição da secreção sebácea. Chá verde, rico em flavonoides, tem atividade anti-inflamatória e dietas que possuem níveis adequados de zinco, vitamina A, vitamina C, vitamina E e ômega 3, podem melhorar e prevenir o quadro da acne e aparência geral da pele.

Para evita a acne:

  • Evita alimentos ricos em gordura
  • Modere o consumo de leite e derivados
  • Previra frutas e verduras in natura
  • Prefira carnes magras e peixes ricos em ômega 3
  • Inclua fibras na sua dieta (farelo de aveia, aveia em flocos, farinha de linhaça e chia)
  • Inclua chás na sua dieta, como por exemplo: chá verde
  • Aumente a ingestão de agua
  • Prefira sucos naturais e sem adição de açúcar

Lembrando que com o aparecimento da acne, não devemos “cutucar” justamente para não inflamar e possivelmente aparecer cicatrizes. O ideal é sempre cuidar da pele com um bom sabonete, um bom tônico facial e fazer limpeza de pele frequentemente.  Então assim que aparecer as famosas “espinhas” o melhor a se fazer é procurar um profissional da estética para poder tratar esta patologia.

É isso pessoal, espero que tenham gostado do post de hoje e vamos ficar de olho na nossa alimentação também. Sempre procure um bom profissional Nutricionista para buscar um auxilio alimentar.

Até o próximo post, e deixem seus comentários que vou adorar responde-lós.

Beijinhos, bye bye!

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