Uso de Colágeno – tópico e oral

uso de colágeno- tópico e oral

Heey pessoal, dei uma sumidinha estava super corrido por aqui, mas estou voltando e começando com um assunto MUITO bom no qual todos nós sempre queremos  saber um pouquinho mais sobre..

Vamos lá!  O assunto de hoje é: Uso de colágeno – tópico e oral.

O que é Colágeno?

O Colágeno nada mais é do que uma proteína de origem animal cuja função no organismo é contribuir com a integridade estrutural dos tecidos em que está presente.

O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos.

Pode ser obtido de diversas espécies animais (bovinos, suínos, peixes, etc.) O colágeno em sua forma bruta, na forma de fibras ou pó, pode ser submetido à reação de hidrólise, que leva à produção da gelatina e do colágeno hidrolisado12,13.

A característica mais importante do colágeno hidrolisado é a sua composição de aminoácidos, fornecendo um alto nível de glicina e prolina, dois aminoácidos essenciais para a estabilidade e a regeneração das cartilagens. Portanto, apresenta efeitos benefícios ao organismo.

O que acontece com o colágeno na pele?

A principal característica do envelhecimento da pele é a fragmentação da matriz de colágeno na derme por ação de enzimas específicas, tal como a metaloproteinase da matriz. Essa fragmentação na estrutura da derme diminui a produção de mais colágeno.

Estudos mostram que quando voce começa sua fase adulta o seu colágeno já começa diminuir e  seria indispensável o uso dele acima dos 30 anos.

“Eu tomo desde os meus 23 rsrsrs”

fibras-de-colageno-dermisNa figura acima mostra um pouquinho de como ocorre essa degradação do colágeno. Na
foto tem mais fibras e na segunda já ocorre uma boa degradação dele.

shutterstock_495532039 (1)

 

Nesta imagem acima da pra ver bem legal como funciona a síntese de colágeno conforme vai passando os anos..

E ai, já deu para entender o que significa o colágeno e como ? Vamos agora para as recomendações..

USO ORAL DO COLÁGENO 

Existem três formas de via oral do colágeno

  • Cápsulas : é uma ótima opção, porém a absorção é um pouco mais lenta e geralmente é mais de uma cápsula que você tem que ingerir  para bater a quantidade diária.
  • Em pó: a absorção é mais rápida e é fácil de você encaixar ele nas suas refeições, pode ser misturado com shake, café, suco… o que você achar melhor( eu particularmente prefiro esta opção)
  • Liquido: O colágeno já vem na quantidade diária correta em u liquido misturado com algum tipo de sabor artificial. Eu já provei, é bem tranquilo pra tomar, super prático mas tem um custo um pouquinho mais alto.

 

LEMBRANDO: a quantidade diária de colágeno que você deve ingerir é de 500mg á 10g

USO TÓPICO

Gente, eu particularmente não acredito em cosméticos que falam que existe colágeno na composição do produto, vou explicar o porque.

As moléculas de colágeno são tão grandes que não são capazes de ter uma absorção na pele, ou seja, ela vai ficar na superfície até que seja esfregado ou lavado o seu rosto.

Então eu NÃO aconselho comprar cosméticos que colocam nos rótulos que existe colágeno no produto.

Procurem produtos que tenham DMAE ( que também é uma molécula grande, mas sabendo comprar de algumas empresas elas conseguem diminuir), ácido hialuronico, matrixil, raffermine, entre outros ativos muito bons. Posso até fazer um outro post com algumas indicações de produtos e os ativos bacanas que está tendo para envelhecimento, o que acham?!

É isso pessoal , espero que tenham gostado deste assunto de hoje e prometo que não vou mais sumir por tanto tempo. rsrsrs

Deixem comentários e sugestões de próximos temas.

Beijinhos, bye bye!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *